terça-feira, 30 de novembro de 2010

O fim de Casseta & Planeta!


Domingo finalmente soube da notícia de que o programa Casseta & Planeta sairia da grade de programação da TV Globo em 2011. Fiquei surpreso e ao mesmo tempo aliviado: o programa, que havia revolucionado o humor no Brasil nos anos 90, já estava cansativo e sem graça há alguns anos. Seu fim não é melancólico, pois ainda havia fagulhas do humor inteligente do passado. Mas também não é um fim “no auge”, como seus integrantes estão dizendo...
Nos anos 90, quando o programa começou, o humor brasileiro ainda vinha de medalhões que também já haviam cansado: Jô Soares e Chico Anysio. Jô foi esperto e antes de dar sinais de cansaço, virou um ego maniaco entrevistador: primeiro no SBT e atualmente na Globo. Já Chico foi infeliz e continuou insistindo em um humor certamente popular e rasteiro, em que o melhor representante hoje em dia é o Zorra Total. Casseta & Planeta era o contrario de tudo isso: era irônico, sarcástico, e, heresia, sacaneava os próprios programas da Globo e políticos. Era algo realmente novo, com muito de realidade e nem um pouco repetitivo. Quando o programa passou a ser semanal e a guerra pela audiência se intensificou, os humoristas recorreram aos personagens fixos, como Seu Creyson e Maçaranduba. Era a parte mais fraca do programa. Mas um dia, eles cansaram e as piadas de duplo sentido não tinham mais a menor graça. Os políticos passaram a aceitar as brincadeiras e, por isso também, acabou com certa rebeldia que existia no programa. Pior ainda, o programa perdeu a aura “cool”, quando resolveu trazer um convidado especial a cada semana. Daí para o fim era só esperar pelo fim. Eu, sinceramente, acreditava que o grupo acabaria como um certo Renato Aragão: um ícone vivo, mas sem graça: Que nos trás recordações de ótimas risadas, mas que hoje em dia só nos faz rir sem graça.

Os integrantes do grupo estão com planos de fazer um novo programa na Globo, com outro tipo de humor. Acho difícil que eles se encontrem em outro tipo de humor. Podem acabar virando imitadores do Pânico e CQC. Vamos esperar para ver se eles conseguem se reencontrar e voltem a fazer humor engraçado.

Fico mais curioso para saber o que a Globo vai colocar no lugar deles, depois de 18 anos. Duvido muito que seja algo inovador, afinal, ultimamente as inovações que a Globo faz são todas em dramaturgia e vão ao ar de madrugada. Seria interessante um programa de humor que juntasse a nova geração de humoristas, mas isso programas como Comédia MTV e Junto & Misturado já faz. Trazer mais humoristas de Stand Up Comedy seria alimentar ainda mais o monstro. Hoje todo mundo é ator de Stand Up ou DJ.
As noites de terça perdem aquele programa que a gente via mais por rotina do que por prazer. Mas valeu por pelo menos uns 12 anos de grandes gargalhadas, grandes personagens, ótimas parodias de novelas e, acima de tudo, um humor inteligente e inovador.

Um comentário:

Guilherme Hollweg disse...

Olá Teks.

Cara, sou quadrinhista de Santa Maria - RS, e encontrei seu blog por acaso.

Muito interessante, andei vendo que você possui interesse em quadrinhos, possuo blog de quadrinhos e cinema.

Se tiver um tempinho livre para matar o tédio, aproveita e dá uma passada lá:

http://hollweg-guiga.blogspot.com/

Ficarei de olho no seu blog.

Seguindo...

Abraço,


Guiga Hollweg