terça-feira, 2 de novembro de 2010

Por que ter um blog?


Já sou blogueiro há algum tempo. Eu fiz meu primeiro blog há uns bons oito anos. A principio, escrevia como se fosse meu diário pessoal, contando de tudo que acontecia na minha vida, principalmente meus relacionamentos amorosos. Meu blog era uma forma divertida de fazer algo que eu adoro: escrever. Ao mesmo tempo escrevia em outro blog, contos eróticos que faziam muito sucesso. Mas o tempo foi passando e eu desisti de escrever em blogs para escrever um livro. Os blogs serviram para muitas coisas, mas principalmente para fazer amizades com gente do Brasil inteiro. Muita gente até hoje se comunica comigo e acabei conhecendo algumas dessas pessoas pessoalmente.
Alguns anos se passaram e um dia, resolvi voltar a escrever em blog. Com as novas ferramentas, eu poderia até ganhar dinheiro com um blog bem feito e bem escrito. Mas não é bem por aí...
Se alguém acompanha esse blog desde o começo, ou olhando os posts mais antigos, poderá notar que houve uma certa mudança. A principio, esse seria um blog de listas, tudo com o mote “alguns motivos para...”, mas isso se tornou enfadonho em pouco tempo a agora eu decidi que esse blog será uma plataforma de idéias, onde colocarei tudo o que chama minha atenção, algo que eu queira comentar, ou até mesmo falar da minha vida pessoal e traumas passados e presentes. Nada demais, apenas um blog como outro qualquer, sem pretensões de ser o novo must da temporada...
Como acredito que tenho uma certa experiência com blogs, resolvi dar algumas dicas para blogueiros iniciantes que como eu entendem pouco de html, rss e afins...
Minha primeira dica é: use as ferramentas que o próprio blogspot disponibiliza. É mais fácil e não fode com seu layout. Outra dica é mudar o layout aos poucos, para ver se tudo está no lugar certo. Nunca compre nada de blogs que ajudam a criar outros blogs: na Internet você consegue tudo de graça. E agora perguntas e respostas:

*O que escrever em um blog?
-Se você não sabe, não sou eu que vou saber, né? Estou brincando! Escreve sobre o que você gosta! Se você gosta de boates, escreva falando dos melhores djs, das melhores boates, se o atendimento nos lugares é legal, se o povo que freqüenta é interessante... Existem blogs sobre tudo, algumas pessoas estão se dando muito bem criando blogs de aparentemente desinteresse, como para falar de esmaltes. Mas não adianta pegar um assunto que está na moda e ficar escrevendo sobre aquilo sem entender. É preciso ter pelo menos um certo entendimento do assunto.

*O visual do blog é importante?
Muito importante! Tive dificuldades com isso. Algo muito colorido, com muitos brilhos, com música tocando ou vídeos passando, são um saco e espanta quem quer ler seus textos. Se você quer colocar músicas ou vídeos, que seja uma opção do leitor querer ver ou ouvir.

*Como conseguir seguidores e comentários?
Visitando outros blogs! A não ser que você tenha uma grande turma de amigos que gostem de ler blogs, dificilmente você vai conseguir comentários sem interesse de que você vá ao outro blog comentar também... Existe uma exceção: você criar um blog muito foda, bem escrito, com muita coisa interessante, etc. Aí, comentários e seguidores não vão faltar. Eu por exemplo, ultimamente não tenho muita paciência para ler blogs... Gosto mais de escrever. E para ser sincero, nem ligo muito para comentários. Posso estar sendo inábil, mas a maioria dos blogs que mais fazem sucesso é muito ruim...

*O que fazer para ter muitos acessos no meu blog?
Isso é fácil: escrever coisas de interesse coletivo... Temas polêmicos, palavras muito pesquisadas nas ferramentas de pesquisa... Mas isso não significa nada: você pode escrever vários chamarizes de pessoas, mas a pessoa em questão pode olhar, não achar o que procura e sair na mesma velocidade com que entrou no blog...

*Posso ganhar dinheiro com um blog?
Essa questão é a mais espinhosa. Você pode ganhar dinheiro? Pode, claro! Para isso existem várias ferramentas. O ADSENSE é o mais popular: através dele você coloca anúncios randômicos no blog. Mas não é fácil ganhar algum trocado com isso não. Para ganhar dinheiro, os usuários que estão acessando seu blog tem que clicar nos anúncios e cada clique gera em torno de 22 centavos. Acha pouco? Pior: poucas pessoas acessam os blogs e clicam nos anúncios. Tem gente que coloca os anúncios no meio dos textos, para gerar mais cliques! Nos meus blogs, por exemplo, eu recebo poucas visitas: cerca de 50 por dia (por enquanto), então a probabilidade de alguém clicar nos anúncios é muito pouca. Mas blogs com pelo menos mil acessos por dia tem uma probabilidade bem maior. Já os anúncios do Mercado Livre ou Submarino funcionam praticamente da mesma forma: no Submarino você ganha uma porcentagem que varia entre 10 e 30 por cento sobre algo que o site venda. Mas calma: só se a pessoa comprou o produto clicando na propaganda do seu blog! No Mercado Livre, você ganha percentagem nas novas adesões e nas vendas provenientes do seu blog. Esse sistema eu não sei se rende algo, por que não os utilizo, mas acredito que não dê nenhuma fortuna...

Por fim, já que esse post está monstruoso: nunca copie nada de outro blog sem citar a fonte! É uma sacanagem muito grande! Cansei de supostos “amigos” copiando ou se inspirando em textos meus, sem nunca dar crédito. Fora que se você quer ter um blog mesmo, deve escrever coisas da sua cabeça, e não da dos outros... E não adianta copiar sites famosos como: “Te Dou Um Dado”, “Katylene”, “KibeLoco”... Todo mundo conhece esses blogs e vai saber que você copiou... Se inspire, mas nunca copie.
Não sou nenhum expert em blogs e nem tenho essa pretensão. Apenas me deu vontade de escrever isso para ajudar minimamente quem está interessado em blogs, mas não tem idéia de nada... Espero ter ajudado...

Nenhum comentário: